Visualizações:

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Três Slashers da última semana!

Olá a todos, fiquei um bom tempo sem atualizar o blog devido a correria de estudos, trabalho e vida social, mas sempre que sobra tempo para conferir filmes e séries, eu mergulho a fundo e aproveito cada minuto.  Então, resolvi tirar a poeira do blog e indicar três slasherzinhos dos anos 80, na sua melhor forma e quando esse subgênero estava em alta. Raramente repetiu o mesmo feito na atualidade, conto nos dedos os slashers que eu realmente amei depois dos anos 2000, ainda fico com os meus queridinhos retrôs, por tudo que envolve: os plots rocâmbolescos, revelações finais ''crocantes''/inventivas e super kitsch, o clima da década, as trilhas sonoras, os figurinos e  jovens prontos para cair nas garras de assassinos misteriosos, no campus de universidade, no corredor de colégio, na cabana de acampamento ou até mesmo fatiando belas jovens dentro de uma ''sorority house''. São cenários mais frequentes que compõe essas produções.

Bom, eu assisti esses filmes quando criança, nos anos 90, e eram transmitidos no Cine Trash da Band e no SBT. Bons tempos quando as emissoras tinham variedade de produtos audiovisuais. Sou grato a essas duas emissoras que contribuiram muito para meu entretenimento e tenho orgulho das minhas referências. Enfim, vamos aos filmes marginais, subestimados e esquecidos:


KILLER WORKOUT - 1987
  Direção: David A. Prior / Roteiro: David A. Prior

''She was so pretty. Not anymore''




''Dois anos atrás, uma jovem chamada Valerie foi queimada depois de entrar numa máquina de bronzeamento artificial. Agora, sua irmã gêmea Rhonda, é dona de uma academia de ginástica, onde de repente os frequentadores estão sendo assassinados''.



''Killer Workout'' estava na minha lista há muito tempo, então finalmente resolvi assistir, devido algumas resenhas que eu li e atiçou ainda mais a minha curiosidade. Lembro de poucas coisas, foi praticamente inédita e tinha comigo que assistir depois de adulto seria muito divertido. Foi isso que aconteceu. Essa obra é uma bagunça, com situações forçadas e aleatórias, lutas de personagens masculinos totalmente coreografadas e a forma que o assassino mata e o objeto utilizado não convence, mas diverte.

A trama quase não chega a lugar nenhum e as vitimas aumentando, a academia seguindo a todo vapor, contando com apenas um detetive bundão e sem graça diante dos fatos. É tudo deliciosamente datado e o final que não tem cara de final, como se depois da primeira revelação não tivesse mais o que contar, diria que perderam oportunidade de criar um desfecho mais elaborado e inventivo, ficou bem básico, mas não tira o brilho dessa obra como um todo e totalmente marginal. Vale a curiosidade.



Com o advento da “geração saúde”, durante os anos 80, o culto ao corpo e à juventude se tornou uma das manias da época. Não só a cultura das academias de ginástica, mas também o uso de peças de roupas esportivas entraram na moda. A sobreposição de peças no vestuário feminino ganhou as ruas, popularizada principalmente pelo visual de Madonna.  O filme retrata muito bem esse universo, é um grande registro de época independente da qualidade do filme. 








A protagonista é vivida por Marcia Karr, musa da época e conhecida por fazer parte de outros  filmes B: ''Savage Streets'' de 1984, no qual dividiu cena com a icônica Linda Blair, eternizada com a personagem Regan MacNeil em ''The Exorcist'' de 1973. Depois de ''Killer Workout'' ela participou de ''Maniac Cop'' de 1988, outra grande pérola que merece um post no blog e assisti muito no SBT, morria de medo.







Nota: 5/10


FATAL GAMES - 1984 
Direção: Michael Elliot/ Roteiro: Michael Elliot, Rafael Buñuel e Christopher Mankiewicz.

''Is winning worth killing for?''


''Uma equipe de estudantes se prepara para competir nos Jogos Olímpicos, mas à noite, durante os treinos, uma misteriosa figura encapuzada começa a matá-los usando um dardo de competição''. 


 ''Fatal Games'' lembra muito ''Graduation Day'' de 1981,devido ao tema principal, mas FG, acho inferior no seu desenvolvimento e ambos são maravilhosos no plot twist, a revelação dos assassinos é um deleite para nós, fãs de slashers. O filme  é difícil de adquirir ou assistir na net com qualidade. Tive que me contentar com um streaming de imagem ruim com cenas noturnas comprometidas. Uma coisa que alguns slashers não se preocupam ou orçamento não ajuda é a iluminação em cenas assim. Viva o blu-ray, eu pude conferir outras obras com o famoso tratamento de imagem, infelizmente ''Fatal Games'' não foi o caso, mas valeu também a curiosidade. Tem correria, gritos, locais escuros e vazios e a morte da primeira vítima é engraçada, além de acontecer do nada, o efeito estraga um pouco. É um slasher padrão, consegue instigar em alguns momentos com uma revelação criativa. Se comparar com ''Killer Workout'', ''Fatal Games'' é bem direto, com início, meio e FIM! 

Capa do VHS.



Nota: 6/10.

THE INITIATION - 1984
Direção: Larry Stewart / Roteiro: Charles Pratt Jr.

''Stay young and die young''


''Uma jovem está entrando para a fraternidade de moças da universidade. O trote (ou ''iniciação'') será passar a noite dentro de uma enorme e escura loja de departamentos. Ali, um psicopata misterioso vai fazer a festa com os jovens que só pensam em transar e entrar em lugares escuros''.


Diante da sinopse parece ser um filme estúpido e clichê. É clichê, apenas, a história desenvolve de maneira interessante e vai além, não vejo os elementos de forma gratuita. Dos três slashers do post, ''The Initiation'' foi o que eu mais gostei. Lembra um pouco o famigerado ''Happy Birthday To Me'' de 1981, na sua pegada psicológica, com a protagonista sofredora de uma perturbação e conta com a ajuda de um profissional. O desenvolvimento é bacana e o filme conta com duas partes. Na primeira você conhece Kelly Fairchild, uma jovem que sofre com pesadelos de um passado traumático e um dos professores tenta solucionar a mente problemática da garota usando métodos ainda não convencionais para a época, no porão da universidade.





Na segunda parte é o trote com as meninas, todas vão para o imenso shopping center passar uma noite. O local pertence ao pai de Kelly, é totalmente atmosférico e rende momentos de suspense, graças a arquitetura estranha do local. Foi filmado no Dallas Market Center, o shopping existe até hoje. Na época era ainda mais climático. Tem vários andares, elevadores antigos e as decorações das lojas totalmente kitsch.






Ryan Murphy fez uma grande referência a ''The Initiation'' no episódio ''Black Friday'' de ''Scream Queens'', onde as Chanels saem para fazer compras e ficam presas no shopping, somente elas, no escuro e com o Red Devil a solta. O episódio, alíás, é maravilhoso!










O plot twist de ''The Initiation'' é delicioso e divertido. Tudo que um bom slasher oitentista pede. Pode parecer até simples para a maioria e com o elemento já comum em outros filmes e séries, não somente no terror, mas ao analisar sob uma ótica psicológica ainda mais pela Kelly sofrer com perda de memória faz sentido dentro da mitologia do longa e mantém o ritmo. Tudo se encaixa, você acredita ser uma pessoa e o desfecho joga na sua cara uma bela surpresa que te deixará pensativo. É irresistível!






Daphne Zuniga continua bela e na ativa, participando de seriados.












O longa ainda conta com a Vera Miles, que interpreta a mãe de Kelly e foi uma das atrizes favoritas de Hitchcock na qual participou de Psicose de 1960. Uma grande figura, de peso e só acrescentou ao longa. Despediu-se do cinema nos anos 90. 




''The Initiation'' é um clássico cult dos anos 80, que só poderia ter saído dessa década mesmo. Um belo registro de época e do subgênero slasher que merece ser lembrado por todos os admiradores do terror/horror.

Nota: 8/10




That's all, folks! :)

Um comentário:

  1. gostei muito desse THE INITIATION, eu não tinha visto quando era pequeno (papai nao deixava ver terror kkkk sou de 1980). mas ja com 8 a 10 anos adorava ver filmes de terror.
    o filme fala de hipnose, regressão, assunto meio obscuro naquela epoca, e assisti-lo agora foi uma bela surpresa. o final então, CABULOSO, tbm dou nota 8 tranquilo pro filme

    ResponderExcluir