Visualizações:

sábado, 20 de setembro de 2014

Os Oblongs: uma pequena obscuridade que merece nossa atenção

No ano de 2005, o SBT exibiu a animação Os Oblongs que passou totalmente despercebida, assim se tornando uma pequena obscuridade televisiva. Aqui estou para resgatar esta pérola que apesar de atual, já se mostra perdida no tempo. A família Oblong era genial com seu estilo de vida curioso e claro uma atração que não é para todos. Logo vão entender.


A trama retrata a vida de uma família que vive perto de um pântano poluído em Hill Valley. A poluição é causada por dejetos jogados por uma fábrica que fica no alto de uma colina. A história também retrata a família da dona da fábrica onde cria-se uma interação cheia de ironias, humor negro, criticas sociais e muitas esquisitices no maior estilo ''American way of life'' . São ricos x pobres, belos x feios, patrões x empregados e etc. Interessante é a família Oblong, quase todos são deformados e pode causar incômodos aos mais sensíveis, porém não deixa de ser uma ótima tirada contra a sociedade atual em todos os sentidos. Mais interessante ainda é que em Oblongs nada fica escondido, está tudo à mostra. As deformidades, o caos em volta dos que poderiam ter uma vida normal e todo contraste de uma sociedade preconceituosa e egoísta. Ao assistir, o telespectador tem que ter em mente que não se trata de uma família normal, muito menos de comercial de margarina.

Na família em questão encontramos por exemplo: Bob Oblong, que não possui braços nem pernas; Chip and Biff Oblong, os filhos mais velhos e siameses; Beth Oblong que possui um notório tumor rosado na cabeça entre outros. Não quero estragar a surpresa de quem ainda não assistiu.

Grandes aventuras num ''mundo'' totalmente diferente do que estamos acostumados em atrações televisivas e ao mesmo tempo os personagens são como nós, apesar de suas limitações estão sempre procurando um jeito de viver. Pode esperar quase tudo, uma deliciosa e inteligente bizarrice com a difícil missão de ser um absurdo e retratar a desigualdade social, ignorância e os efeitos de um mundo caótico por causa de produtos tóxicos.

A limitação dos personagens principais da família Oblong nunca foi problema. Sempre cheios de conflitos e abalos emocionais mas nunca deixam a peteca cair, estão sempre felizes e unidos, são superiores a todos os outros personagens .

                      ''a sociedade é anômala e a escatologia vem de fora para dentro da família''





A Futilidade também é bem apresentada na série com As Debbies, que são verdadeiras Barbies, perfeição corporal e zero personalidade. Cada cena, estão sempre presentes os contrastes onde a interação nesse meio social totalmente desproporcional faz o conflito crescer e sem deixar o bom e velho humor de lado.

Na TV existem muitas animações nesse estilo voltadas para os adultos (mesmo que no Brasil são vendidas como 'infantil') e seu humor ácido na crítica social. Alguns exemplos: Os Simpsons, American Dad e Family Guy. Confesso que eu prefiro Os Oblongs e acho muito superior a essas citadas, pois consegue ser ainda mais pesada quando o assunto é criticar e ser cruel com a sociedade. Uma pena que foi cancelada, mas a animação possui 13 episódios deliciosos, que podem ser conferidos com uma maratona básica numa tarde chuvosa.

Arrisco dizer que é uma animação a frente do seu tempo, gostaria muito que daqui alguns anos as atrações nesse estilo fossem vistas com mais naturalidade e não cheio de tabus por uma sociedade que não aguenta ver uma parte da nossa realidade na TV. Por isso a série teve seu fim, logo no início, ainda mais se tratando dos americanos que não aceitaram as ideias de  Angus Oblong criador de The Oblongs.  Super indico, é uma obra acertada, sabe onde quer chegar e machuca, faz refletir e olhar um pouco a nossa volta. Nosso mundo é vasto e tudo pode acontecer.

Os Oblongs foi baseada no livro de contos ilustrados chamado '''Creepy Susie and 13 Other Tragic Tales for Troubled Children''.

Não aconselhável para pessoas conservadoras e politicamente corretas.


7 comentários:

  1. Interessante e desconcertante. Deu vontade de assistir...

    ResponderExcluir
  2. Uma das alegrias da vida achar alguém que curtia tmbm!

    ResponderExcluir
  3. também assisti esse desenho e ele passou tão rapido na tv que eu nem me lembrava mais dele!é bizarro e legal!gosto muito do American Dad também!Marcos Punch.

    ResponderExcluir
  4. Não dormia sem antes assistir Music Box As aventuras de billy e Mand Os Oblons e Mission Hill. Boas madrugadas do SBT.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu amava esse desenho e não sabia/lembrava o nome,agora descobri, obrigada!

    ResponderExcluir