Visualizações:

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Top 10: temas de aberturas de novelas


Os anos 70 e 80 foram muito significativos para a teledramaturgia brasileira. Histórias/aberturas criativas e as trilhas sonoras selecionadas que deram identidades as produções. Atualmente são lembradas com muito carinho pelos saudosistas que viveram a época de ouro da dramaturgia da Rede Globo e para os apreciadores e pesquisadores de décadas passadas e suas magias perdidas. Aí eu entro na história.

Se for falar como um todo, atualmente as trilhas sonoras vem deixando muito a desejar: músicas repetidas, supervalorização de artistas com costas quentes e a busca incansável por audiência, inserindo músicas aleatórias de sucesso, só pra chamar a juventude atual que vive  alucinada para frente da TV e vangloriar ídolos genéricos. É triste notar quando a canção não tem nada a ver com tal personagem.

80% dos temas de aberturas atuais particularmente não me agradam, são escolhas muito equivocadas, nunca vou entender, mesmo! Alguns exemplos: funk carioca, sertanejo e regravações capengas... realmente não dá! Por isso fiz um top 10 com temas de aberturas que eu adoro e nunca me canso. É a parte da trilha sonora que sempre me chama atenção, é uma forma de apresentar o produto, musicalmente e também o trabalho de arte envolvido na abertura. Bom vamos lá:



#1
Novela de Cassiano Gabus Mendes (1982)



#2
Novela de Daniel Más (1987)


#3
Novela de Cassiano Gabus Mendes (1979)


#4 


Novela de Gilberto Braga (1978)

#5

Novela de Cassiano Gabus Mendes (1980)


#6

Novela de Lauro César Muniz e Daniel Más (1983)


#7

Novela de Silvio de Abreu (1983)


#8


Novela de Cassiano Gabus Mendes (1983)


#9

Novela de Daniel Más (1985)


#10
Novela de Cassiano Gabus Mendes (1978)

2 comentários: