Visualizações:

domingo, 13 de julho de 2014

Tim Maia Disco Club


Ao falar de DISCO music, logo vem na mente os grandes hits internacionais, e com razão, lá fora que foi O BADALO. Aqui, em terras tupiniquins também teve seu momento com o fervo áureo que só os anos 70 soube proporcionar no mundo da música pop. Com pouco impacto, nosso país  também tem seu lado DISCO e merece nosso carinho. 

Um dos grandes momentos aqui no Brasil foi a novela Dancin' Days de 1978, que lançou moda, ditou costumes e as músicas de discoteca dominavam. A trama de Gilberto Braga foi um verdadeiro marco e atravessou gerações com muita força. A reprise no canal Viva é a prova disso.

Poderia citar alguns artistas brasileiros que entraram na onda DISCO, mas fica para uma próxima postagem quando eu falar do assunto como um todo, agora vou compartilhar com vocês uma maravilha do estilo e com um certo ar de obscuridade que me atiça demais. 

Em 1978, Tim Maia lançou o álbum Tim Maia Disco Club, com a DISCO bombando naquela época, foi um mergulho certeiro e teve seu lugar ao sol. O álbum  hoje em dia tem atenção do público amante de preciosidades perdidas no tempo e diante de tantos discos que até hoje são comentados, posso dizer que o álbum não é mais valorizado.




Acho o álbum excelente, faz parte das minhas trilhas sonoras de rotina, daqueles que você não pula faixa. As instrumentais, os ritmos nada deve aos hits americanos, tudo muito bem produzido, ou seja, eu dançaria e muito na época, sem contar o grande artista que foi Tim Maia. Alguns arriscam dizer que foi um dos últimos suspiros de criatividade do cantor carioca.

A obra começa com três candidatos a hits, são elas: A Fim de Voltar, Acende o Farol e Sossego, sendo que o terceiro curiosamente tornou-se um dos maiores sucessos da carreira de Tim Maia. As outras músicas são do mesmo nível e interessante notar como as faixas se intercalam. São dez faixas com uma ótima fórmula do sucesso (pelo menos funcionou até a era disco se esvair): músicas dançantes e baladinhas. É o disco em que ele seguiu perfeitamente essa regra.



FAIXAS:

LADO A:

1. A Fim de Voltar
2. Acenda o Farol
3. Sossego
4. Vitória Régia Estou Contigo e Não Abro
5. All I Want

LADO B:

1. Murmúrio
2. Pais e Filhos 
3. Se me Lembro Faz Doer
4. Juras 
5. Johny


Os dois álbuns seguintes ainda segue nessa fase, até 1980, mas é esse álbum que tem a essência DISCO, não desmerecendo os outros, claro, mas o post foi para este, que é meu preferido.

A canção que eu mais gosto é A Fim de Voltar, eis a preciosidade: 

                                     

Enfim, acho o álbum adorável, tem toda magia que a DISCO proporcionou. 




Um comentário: