Visualizações:

sábado, 20 de setembro de 2014

Os Oblongs: uma pequena obscuridade que merece nossa atenção

No ano de 2005, o SBT exibiu a animação Os Oblongs que passou totalmente despercebida, assim se tornando uma pequena obscuridade televisiva. Aqui estou para resgatar esta pérola que apesar de atual, já se mostra perdida no tempo. A família Oblong era genial com seu estilo de vida curioso e claro uma atração que não é para todos. Logo vão entender.


A trama retrata a vida de uma família que vive perto de um pântano poluído em Hill Valley. A poluição é causada por dejetos jogados por uma fábrica que fica no alto de uma colina. A história também retrata a família da dona da fábrica onde cria-se uma interação cheia de ironias, humor negro, criticas sociais e muitas esquisitices no maior estilo ''American way of life'' . São ricos x pobres, belos x feios, patrões x empregados e etc. Interessante é a família Oblong, quase todos são deformados e pode causar incômodos aos mais sensíveis, porém não deixa de ser uma ótima tirada contra a sociedade atual em todos os sentidos. Mais interessante ainda é que em Oblongs nada fica escondido, está tudo à mostra. As deformidades, o caos em volta dos que poderiam ter uma vida normal e todo contraste de uma sociedade preconceituosa e egoísta. Ao assistir, o telespectador tem que ter em mente que não se trata de uma família normal, muito menos de comercial de margarina.

Na família em questão encontramos por exemplo: Bob Oblong, que não possui braços nem pernas; Chip and Biff Oblong, os filhos mais velhos e siameses; Beth Oblong que possui um notório tumor rosado na cabeça entre outros. Não quero estragar a surpresa de quem ainda não assistiu.

Grandes aventuras num ''mundo'' totalmente diferente do que estamos acostumados em atrações televisivas e ao mesmo tempo os personagens são como nós, apesar de suas limitações estão sempre procurando um jeito de viver. Pode esperar quase tudo, uma deliciosa e inteligente bizarrice com a difícil missão de ser um absurdo e retratar a desigualdade social, ignorância e os efeitos de um mundo caótico por causa de produtos tóxicos.

A limitação dos personagens principais da família Oblong nunca foi problema. Sempre cheios de conflitos e abalos emocionais mas nunca deixam a peteca cair, estão sempre felizes e unidos, são superiores a todos os outros personagens .

                      ''a sociedade é anômala e a escatologia vem de fora para dentro da família''





A Futilidade também é bem apresentada na série com As Debbies, que são verdadeiras Barbies, perfeição corporal e zero personalidade. Cada cena, estão sempre presentes os contrastes onde a interação nesse meio social totalmente desproporcional faz o conflito crescer e sem deixar o bom e velho humor de lado.

Na TV existem muitas animações nesse estilo voltadas para os adultos (mesmo que no Brasil são vendidas como 'infantil') e seu humor ácido na crítica social. Alguns exemplos: Os Simpsons, American Dad e Family Guy. Confesso que eu prefiro Os Oblongs e acho muito superior a essas citadas, pois consegue ser ainda mais pesada quando o assunto é criticar e ser cruel com a sociedade. Uma pena que foi cancelada, mas a animação possui 13 episódios deliciosos, que podem ser conferidos com uma maratona básica numa tarde chuvosa.

Arrisco dizer que é uma animação a frente do seu tempo, gostaria muito que daqui alguns anos as atrações nesse estilo fossem vistas com mais naturalidade e não cheio de tabus por uma sociedade que não aguenta ver uma parte da nossa realidade na TV. Por isso a série teve seu fim, logo no início, ainda mais se tratando dos americanos que não aceitaram as ideias de  Angus Oblong criador de The Oblongs.  Super indico, é uma obra acertada, sabe onde quer chegar e machuca, faz refletir e olhar um pouco a nossa volta. Nosso mundo é vasto e tudo pode acontecer.

Os Oblongs foi baseada no livro de contos ilustrados chamado '''Creepy Susie and 13 Other Tragic Tales for Troubled Children''.

Não aconselhável para pessoas conservadoras e politicamente corretas.


22 comentários:

  1. Uma das alegrias da vida achar alguém que curtia tmbm!

    ResponderExcluir
  2. também assisti esse desenho e ele passou tão rapido na tv que eu nem me lembrava mais dele!é bizarro e legal!gosto muito do American Dad também!Marcos Punch.

    ResponderExcluir
  3. Não dormia sem antes assistir Music Box As aventuras de billy e Mand Os Oblons e Mission Hill. Boas madrugadas do SBT.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu amava esse desenho e não sabia/lembrava o nome,agora descobri, obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Ah os Oblongs, eu lembro que ia dormir e depois acordava pra assistir. É um desenho diferente de tudo o que já vi. Vou procurar para rever. E obrigada pela explicação de tudo. Na época, apesar de entender o desenho, não sabia de toda essa informação, agora ficou melhor ainda.

    ResponderExcluir
  6. O DESENHO É ÓTIMO, MAS O AUTOR DESSE BLOG INSISTE EM LINKAR COM MARXISMO E ESQUERDISMO DE COCÔ
    ERA DE SE ESPERAR

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber onde posso rever todos os episódios, mesmo legendado. Curti muito e por isso quero rever. Obg

    ResponderExcluir
  8. Toda a sexta feira eu ficava esperando pra assistir esse desenho, eu nunca conheci alguém que tenha visto esse desenho a não ser eu. Eu só ficava com raiva quando eu tinha que esperar passar todas as séries, os desenhos que passavam antes, o jornal do SBT, a reprise do jornal do SBT que passava em seguida, pra depois eles encerrarem a programação e não passar Os Oblongs, meu, ficava muito puto.

    ResponderExcluir
  9. Eu assistia sempre! E dava muita risada!Eu tinha apenas 11 anos quando passava no SBT

    ResponderExcluir
  10. Era excelente, pena que ficou pouquissímo tempo no ar....

    ResponderExcluir
  11. Em 2005 eu tinha meus 7 anos e mesmo nessa época achava sensacional esse desenho. Meus pais não me deixavam assistir por causa do conteúdo, passava de madrugada, mas as vezes passava mais cedo, e numa dessas minha mãe me presenteou com a possibilidade de assistir. Lembro com carinho desse desenho, e hoje em dia assistir de madrugada é bem especial pra mim. Não sabia que tinha ficado tão pouco tempo no ar, fiquei até mais feliz em saber que tive a sorte de assistir esse desenho na época e nunca ter esquecido. Como adulto hoje em 2020 ele faz muito mais sentido, mas o clima de assistir esse desenho de madrugada é o mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Eu amava e ficava madrugadas acordada para assistir. Pena ter apenas 13 episódios. Adoraria que novas temporadas fossem produzidas.

    ResponderExcluir
  13. Adorava assistir, nesta época se não me engano passava nas noites de sexta-feira (começo da madrugada de sábado)!
    Bons tempos!

    ResponderExcluir
  14. uma crítica perfeita, adoro esse desenho, pena que ficou na obscuridade, é bom saber que outras pessoas de mente aberta também gostavam..

    ResponderExcluir
  15. Eu me lembro muito, passava de sexta para sábado. Em 2005 eu esperava depois do jornal do SBT e reprise, logo vem o Aprovar da UEA de Manaus e aí vem o desenho. Em 2006 passava Diabólico e Sinistro (Mal Encarnado + As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy). Teve tempo que botaram os oblongs mais o outro desenho no sábado no cine belas artes por motivos desconhecidos. Eu tinha 11 anos em 2005

    ResponderExcluir