Visualizações:

domingo, 6 de julho de 2014

Fliperama, um paraíso que se perdeu no tempo





Passei toda minha adolescência em fliperamas, verdadeiro paraíso nerd e só tenho boas lembranças. Na época (início dos anos 2000 e época de ouro da cidade de Balneário, era só andar uma ou duas quadras que tinha um fliperama esperando por você, seja no shopping ou esquinas. Tinha dias que eu não jogava e só de reunir os amigos num típico final de semana adolescente era proveitoso e muito divertido, ganhava o dia. Hoje em dia tenho contatos com alguns que fizeram parte desses momentos mágicos, poucos claro, não são todos que permanecem em nossas vidas.

Meus jogos preferidos eram Simpsons Arcade, jogos de tiros em geral (não lembro os nomes) e a clássica absoluta Pump It Up, fantástico simulador de dança. Na época todos que dançavam eram celebridades do shopping, em segundos o ambiente lotava de pessoas, nunca um jogo gerou tanta curiosidade, era uma novidade que dividiu a história do Atlântico Shopping. O mais legal que sou da época do primeiro CD, as músicas eram simples mas contagiantes, criativas e hoje em dia nada me agrada, ficou bem ''zuado''. Bons tempos que eu fui até expulso por fazer bagunça, ganhava fichas ''sem querer querendo'', jogava muito e muitas vezes não levava dinheiro, eu era uma cobra criada nesse mundo (risos).




o simulador tinha 5 passos, dependendo da escolha do jogador poderia usar os dois lados.



Pump It Up é uma máquina de simulação de dança, criada pela empresa sul-coreana Andamiro em 1999. Seu sucesso no Brasil foi no início dos anos 2000, trouxe muita gente que nem era de fliperama a entrar no mundo de jogos, um marco!

Não me recordo a data, mas participei de um campeonato com grandes jogadores de Pump It Up de Santa Catarina e fiquei em 3ª lugar, sim tenho muito orgulho.

Tenho carinho muito especial pelo jogo, nunca mais joguei, mas sempre lembro o quanto eu fui feliz e soube aproveitar meus fins de semana fazendo o que gostava.





Com o tempo, os fliperamas foram se esvaindo, dando lugar aos prédios de luxo e até mesmo comércios mais lucrativos. Sobrou apenas em shoppings da cidade, só que,  hoje em dia são espaços para crianças, infantilizou de vez e passo longe! O que mais me deixa triste são os fliperamas de esquina, todos deixaram de existir, BC virou uma selva de pedra, infestada de  construtoras e pessoas ambiciosas que estão tirando o brilho de um lugar que já foi maravilhoso em todos os sentidos. Foi uma época muito boa, simples e até mesmo inocente, a diversão com os jogos, ter um amigo por perto era mais importante que tudo. Lembro com muita alegria, os momentos mais significativos por exemplo colocar a ficha na máquina (escutar ela caindo lá no fundo), fingir que tá jogando enquanto passa a apresentação do jogo, ficar andando pelo fliperama, conversando e conhecendo pessoas, acredito que foi o último grande suspiro de diversão sadia na cidade.



em 2012 matando a saudade. 


Um comentário:

  1. poxa cara. hj eh aniversario das minhas irmãs. quando elas nasceram eu estava começando na pump. era o rei do the king of fhgthers na minha cidade. cheguei a ficar no top 10 no campeonato de freestyle na anime friends em sp.com presença de rkw black legal e companhia em terceiro na baixada.

    e hj elas vão fazer 17 anos a festa tera muito kpop. me lembro que só eu ouvia kpop.
    o lado triste eh que com o fim do fliper oela falta de estimulo ao mercado brasileiro, morre uma pequena parte de nós que vivemos esses periodo magico do, posso entrar contra rs.
    mais só de ver que a festa das minhas irmas vai ser mais kpop eu vejo que a musica boa da pump quebrou a barreira das maquinas.

    seu texto tocou o meu passado e sucesso para seu blog. obrigado

    ResponderExcluir